sábado, agosto 28, 2010

O Pi que ninguem sabe...

(ao som de Pau-Brasil, Vitor Pi)

A muito algumas religiões (Kabala), matemáticos, cientístas tratam o número Pi como um Deus,  pois imagine o seguinte o numero Pi matematicamente definido é a constante na relação entre o perímetro (comprimento do círculo) e o diametro de um círculo (considerado também a forma mais perfeita, tanto geométrica quanto filosoficamente, afinal tem infinitos lados iguais que parecem ser um lado só):

diametro = 2 x raio


comprimento do círculo = pi x 2 x raio

 pi = comprimento do circulo
                  diametro


sempre a mesma qualquer que seja o tamanho do círculo, mas onde tá o "misticismo" desse número? Lá vai, apesar da sua definição e existência vim de uma observação real, ninguem nunca conseguiu definir o valor desse número pois ele é infinito, mas espera.... como um infinito pode caber na nossa mão quando seguramos uma bola por exemplo? Esse é o Deus!

Seguindo a mesma ideia dos persas que sempre deixam uma pequena falha em seus tapetes, para lembrar que perfeito só quem pode fazer é Deus, o Pi vem simplemente comprovar essa tese e lembrar que nenhuma circunferêcia é perfeita pois todas dependem de Pi e este é um infinito. Resumindo, todo mundo sabe que existe, muita gente estuda, mas ninguem consegue definir e ele sempre tá lá.

Nenhum comentário: